Forro de Fibra Mineral: Vantagens e Desvantagens

Mais indicado para os segmentos comerciais, como lojas, escritórios e prédios públicos, entre outros, os forros de fibra mineral tem grande eficiência porque são fáceis de instalar e tem muito bom preço no mercado. É um material leve, pesa menos que gesso convencional.

Feito de diversos compostos orgânicos, dos quais podemos citar a lã mineral, argila, celulose e aditivos, o forro em fibra mineral dispensa acabamento, contribuindo para que o processo de instalação seja rápido e fácil.

Para ser instalado é preciso de uma base fixa de madeira, metal ou qualquer outro material para a fixação das placas,  um serviço que não suja o ambiente, dispensando limpeza pós-obra e promovendo economia.

Entre suas vantagens destacam-se a alta eficiência como isolante acústico e também térmico, a resistência ao fogo e suas propriedades bactericidas; tem durabilidade, podendo até mesmo ser desmontado para reutilização ou somente para manutenção de seus elementos.

Outra propriedade útil deste tipo de forro é sua capacidade de refletir a luz, por ser branco, o que pode contribuir para a economia de energia elétrica.

Seu preço no mercado varia muito, conforme o projeto e a dificuldade de instalação. Apesar de ser resistente à umidade relativa do ar, não é indicado para locais muito úmidos ou molhados, pois cria manchas que dão um aspecto sujo e envelhecido.

Sua maior desvantagem está na dificuldade de sua limpeza, porque o material não tem acabamento liso, é bastante poroso

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *