Forro de Madeira: Vantagens e Desvantagens

Uma tendência que cada vez mais cresce no mercado é a utilização de forro de madeira nas residências.

Trata-se de um tipo de material que tem sido muito utilizado devido a sua eficiência acústica que, somada ao design rústico, chama a atenção e traz ao projeto arquitetônico uma impressão diferenciada e aconchegante. Pode ser instalado interna e externamente, se tiver o tratamento adequado para madeira.

Sua instalação é fácil e tem boa durabilidade, além de ser um material renovável e biodegradável. Veja mais!

Em relação aos custos, os preços podem variar bastante, conforme o tipo da madeira e até da localidade da compra, qeu podem ser maiores em regiões em que há escassez deste tipo de material.

Os forros podem ser feitos com diversos tipos de madeira, e entre elas podemos citar: Pinus, Cedro, OSB, Perobinha, Cumarú, Jatobá e Ipê. Essas madeiras têm boa resistência e densidade, são de fácil secagem e não retém muita umidade. Já Imbuia, Jacarandá, Ipê e Peróba-Rosa são mais resistentes a cupins. Todos esses tipos de madeira cores e texturas variadas.

Em contrapartida, como qualquer outro material, a madeira tem desvantagens que devem ser consideradas quando surgir a ideia de adicioná-la ao projeto.

Sua composição é um pouco vulnerável, pode sofrer com as variações do ambiente, expandindo e retraindo em função calor, frio e da umidade, além de ser sensível ao fogo, sendo para ele um combustível. Porém, sua degradação pode ser controlada quando recebe o devido tratamento, conforme a utilidade que lhe é dada.

Quando for decorar ou reformar com forro de madeira, informe-se sobre o tipo de madeira, o tratamento que deve ser dado para o forro e quais os cuidados de manutenção necessários para que haja o prolongamento da vida útil do forro. Não deixe de fazer este tipo de pesquisa e buscar no mínimo três orçamentos antes de adquirir o material que vai compor sua construção.

One Reply to “Forro de Madeira: Vantagens e Desvantagens”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *