Forros de PVC: Vantagens e Desvantagens

Os forros de PVC são muito utilizados nas construções modernas e atendem às necessidades de vários segmentos; suas inúmeras vantagens contribuem para que seja uma boa escolha em vários casos.

O PVC é derivado de compostos do eteno e cloreto de sódio; é produzido em placas claras e com ondulações, que definem sua forma e acabamento, e são de fácil instalação, pois se encaixam umas nas outras, dispensando outros tipos de acabamento.

É um material muito utilizado atualmente por conta de suas muitas vantagens, como a facilidade de instalação, durabilidade, resistência à umidade, flexibilidade e facilidade na limpeza e manutenção. É um material barato, que gera pouca mão de obra, porque tem fácil manuseio e permite recortes ou furos para inserção de lâmpadas ou luminárias, por exemplo.

Seu processo de fabricação não agride o meio ambiente, o que pode ser mais um atrativo para o consumidor; é reciclável e não perde suas propriedades com a ação do tempo.

Porém, sua eficiência como isolante acústico e térmico é limitada, não sendo recomandado para locais em que o forro tem que cumprir essas funções obrigatoriamente. Tabém não é resistente ao fogo, não sendo indicado expô-lo a altas temperaturas.

Na estética, o PVC também deixa um pouco a desejar —  não é “feio”, mas é preciso alguma criatividade na instalação para que ele fique apresentável e agradável aos olhos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *