Fundação Raider

O tema fundação tem sido bem frequente em nosso Blog recentemente, por conta de sua importância na estrutura da imóvel, garantindo a sustentação de toda a obra e evitando trincas ou reparos desnecessários.

Hoje, vamos falamos sobre o Radier, que é um tipo de fundação rasa,  que já falamos por aqui, é uma espécie de laje que fica em contato direto com o solo e, normalmente feito com concreto armado simples, que abrange toda área da construção.

O Radier é escolhido para obras de pequeno porte, em que as sapatas ocupam, em média, 70% da área coberta pela construção. Geralmente, é direcionada em uso residencial, tem baixo custo em sua execução e pouca mão de obra empregada, sendo muito atrativa em relação a custo beneficio.

Para sua execução, é necessário um terreno limpo, sem imperfeições e com solo compactado. Um lastro de brita deve proteger a ferragem. Ao redor da fundação são preparadas as formas de madeira, de aproximadamente 10 cm de largura, fazendo o fechamento das laterais e demarcando a área que será concretada conforme as dimensões do projeto estrutural.

Nesta fase, é muito importante que a tubulação hidrossanitária ou elétrica, se for o caso, esteja previamente assentada no solo sob o radier, com saída através da laje, para evitar que cortes futuros sejam feitos, aumentando assim o custo da obra.

Este tipo de fundação pode ser uma boa opção quando se quer economizar, mas ter a tranqüilidade de uma estrutura bem feita e segura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *