Hidráulica descomplicada: 4 dicas que vão ajudar a evitar problemas na sua casa

A parte hidráulica é uma das etapas mais importantes de uma obra. É ela a responsável pelo sistema de abastecimento, distribuição e escoamento de água e é composta por projetos arquitetônico e hidráulico, caixa d’água, redes de distribuição de água fria e quente, coleta de esgoto e águas pluviais.

É imprescindível que, para essa fase, sejam não só contratados profissionais especializados, mas também usados materiais de qualidade. Isso porque, se não for instalada de maneira correta, ela poderá ocasionar possíveis problemas no futuro. Estima-se que, apesar de representar 3% do custo total de uma construção, se feita incorretamente, ela poderá ser responsável por mais de 70% dos problemas pós-obras ou reformas.

Para evitar que isso aconteça também na sua casa ou até ajudar com soluções, caso o problema seja recorrente, selecionamos 4 dicas importantes:

Projeto Hidráulico

Como já citamos anteriormente, é essencial que haja um projeto hidráulico antes de qualquer construção ou reforma. Este pode ser feito com auxílio de um profissional qualificado na área. Para essa etapa, é preciso saber os pontos de água da casa e também entender melhor os objetivos e preferências dos moradores.

Triturador na pia da cozinha

Mesmo tendo cuidado, é quase impossível evitar que gorduras de restos de comida caiam no ralo da pia. São eles inclusive, os responsáveis pelo entupimento de encanamentos na cozinha. Para evitar que isso aconteça, uma opção é a instalação de trituradores. Muito comuns nos Estados Unidos, os trituradores funcionam como o próprio nome já traz, triturando os alimentos. Conectados diretamente à rede de esgoto, ele fica no lugar do sifão.

Substitua o ralo padrão do banho

Todo mundo já teve algum probleminha no ralo do banheiro de casa. Isso acontece, na maioria das vezes, pelo modelo do ralo ser padrão. Atualmente, o mais indicado no mercado é o ralo linear. Seu modelo possui um compartimento para retenção de resíduos. 

Tchau PVC
Apesar de ser o mais popular e também o mais barato, o modelo de tubulação PVC começou a ser substituído pelos do tipo PEX. Esse modelo, que é feito de polietileno reticulado, é mais flexível e resistente a altas temperaturas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *