Imóveis com muitas paredes pode dificultar acesso à rede Wi-fi

Não há nada mais chato do que ter uma internet de alta velocidade, ligada a um roteador sem fio moderno, mas, ao se afastar alguns metros do modem, reparar que o sinal fica lento e oscilante enquanto usa seus dispositivos wireless.

Este tipo de problema citado acima é muito comum em residências e escritórios. Muitas vezes, isso acontece, pois o imóvel em si não oferece uma estrutura eficiente para a instalação de uma rede Wi-Fi plena ou o posicionamento do roteador não é dos melhores.

Um dos principais fatores que interferem no sinal da internet sem fio é a quantidade de paredes do imóvel. Por se tratar de uma estrutura sólida, ela pode bloquear, parcialmente, o sinal do roteador. Desta forma, quanto mais paredes estiverem no caminho entre o dispositivo e o modem, mais obstáculos as ondas precisarão ultrapassar, consequentemente, mais fraco o sinal chegará. Isso também vale para mobília próxima.

Outro ponto importante e que pode dar a impressão de que o problema está no seu equipamento ou até mesmo na provedora de internet é a distância do modem responsável pela transferência de dados com o restante da edificação. O aparelho emite as ondas, e sua força diminui quanto mais longe estiver da fonte.

Diante disso, algumas medidas podem ser tomadas para driblar a estrutura não planejada para redes wireless de seu imóvel. Uma delas é posicionar o roteador mais próximo do local em que os dispositivos serão utilizados ou mesmo em uma localização central da edificação, permitindo que o sinal percorra para todos os lados tranquilamente.

Já o posicionamento do equipamento no cômodo, de preferência, deve ficar em lugar aberto, não “fechado” dentro de um nicho de estante, além de estar posicionado em locais com o menor número de barreiras (paredes).

Outra dica interessante são os repetidores de sinal. Esses equipamentos são ligados na tomada e recebem o sinal do roteador principal. Em seguida, ele repete o sinal para mais longe, permitindo um acesso prolongado à internet.

Essas dicas são bem simples e não exigem muitas modificações, principalmente se o cabeamento da operadora ainda não tiver sido realizado.

De qualquer maneira, é sempre importante consultar profissionais da área capacitados para fazer um bom planejamento da rede de internet e garantir o acesso em qualquer ponto da casa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *