Com quase dois meses de inverno ainda por vir e as temperaturas bem baixas em boa parte do Brasil, nada melhor do que sentar em frente de uma lareira quentinha e aconchegante para se aquecer.
Nós já comentamos um pouco sobre elas em nosso Blog – clique aqui – e também sobre os principais modelos de aquecedores – clique aqui –. Mas, hoje, vamos falar sobre um modelo diferente de lareira, as ecológicas.
Os modelos mais tradicionais possuem uma chaminé e os combustíveis são lenha ou gás. Mas, as lareiras ecológicas trabalham de forma diferente. O equipamento conta com uma manta cerâmica entre as chapas blindadas de inox, que podemos chamar de “queimador”. Como combustível, é utilizado um álcool líquido de cereais 92.
Além disso, uma das principais vantagens dessa lareira, é que dispensa a instalação de canos ou conexões. Basta ter uma base adequada para o “queimador”, que pode variar conforme o modelo e o tamanho.
Confira abaixo outros benefícios desse modelo.
- As lareiras ecológicas têm um poder de calor que pode durar até 6 horas, dependendo de sua capacidade, além de possuir mecanismo de controle de chama;
- Seu combustível é um álcool especial que não emite cheiro nem componentes tóxicos em sua queima, podendo funcionar mesmo dentro de casa, sem coifa de respiro ou ventilação cruzada;
- O Álcool de cereais pode ser encontrado facilmente em lojas do segmento;
- Existem variados modelos com muita versatilidade e requinte;
- Não produzem sujeira;
- Alguns modelos podem ser portáteis e transportados entre os cômodos.
Este tipo de lareira vem se popularizando, principalmente por não serem nocivos ao ambiente, além de darem um aspecto moderno e charmoso ao ambiente.