Juntas de dilatação protegem revestimento no calor

Os revestimentos são itens em que o aspecto estético influência bastante na hora da compra. Por isso, realizar a instalação de forma correta garante o bom funcionamento do produto e aumente sua durabilidade, evitando rachaduras.

Um grande aliado nesta tarefa é a junta de dilatação. Este material funciona como se fosse uma régua, que separa as peças do piso. Isso é importante, pois, com o aumento da temperatura, peças, principalmente de concreto, expandem. Se não houve uma barreira de proteção, os pisos começam a apresentar trincas, comprometendo seu uso.

 

No mercado, existem três modelos principais. A primeira é a junta com perfil neoprene, que é “calçada” entre as cantoneiras de aço que envolvem a beirada das peças de ambos os lados.

 

Já a junta de banda sintética, é composta por uma banda, tipo hypalon ou neoprene, com alto nível de resistência. Elas são fixadas em ambas as peças, com uma cola específica. Neste caso, geralmente se utilizam os adesivos epoxy.

 

Por fim, a junta com mástique de poliuretano, consiste na aplicação de uma espuma de polietileno que faz o papel da junta, limitando e controlando a espessura do material usado para selar, no caso, o mástique.

 

Essas peças possuem um preço bem acessível, mas é interessante consultar um profissional especializado para identificar a necessidade de seu uso e qual o melhor modelo para sua situação.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *