Laje é elemento fundamental da estrutura do imóvel

 

A estrutura básica de um imóvel é realizada através de um conjunto de suportes, permitindo que todo o peso dessa amarração e de outros componentes da obra sejam bem divididos e deem segurança aos moradores ou trabalhadores daquele local. Entre esses elementos, podemos citar a laje.

Essa estrutura de concreto armado é uma superfície plana, produzida em concreto armado, sendo, assim, a primeira cobertura do imóvel. Sua função suportar e distribuir todo o peso do telhado e das caixas d’água para as vigas.

Suas dimensões devem ser muito bem calculadas pelo engenheiro e todas essas informações precisam constar no projeto estrutural de forma clara, a fim de garantir que a pessoa encarregada pela função saiba exatamente como proceder.

Sua produção é feita com tábuas de madeira fixadas por escoras também do mesmo material ou metálicas. Para que a laje não ceda após a retirada das escoras, é feito um procedimento chamado de “contra-flecha”. Nele, são deslocados 2 centímetros do centro da laje para cima durante a montagem, criando uma espécie de barriga.

Dessa forma, quando as escoras são retiradas, a laje volta automaticamente à posição horizontal e plana, sem causar nenhum tipo de danos ou comprometimento da estrutura produzida.

Há três maneiras bastante comum de encontrar esse tipo de produto: as pré-moldadas (treliçadas), maciças com concreto armado ou protendidos. Para você identificar as diferenças, em breve traremos as características de cada uma dessas lajes. Até lá, não se esqueça de consultar um profissional especializado para saber mais sobre esse importante elemento estrutural.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *