Ligação de água exige estrutura prévia no terreno

 

A água é um elemento indispensável em um imóvel, mesmo quando ainda não há pessoas morando no local. Ela permite que os profissionais contratos para construir a casa ou apartamento possam se hidratar e preparar as misturas necessárias dos materiais que precisam de certa umidade.

Assim como a energia elétrica, algumas concessionárias responsáveis pelo abastecimento de água no município também exigem alguns pré-requisitos para que a água seja ativada naquele endereço.

A primeira solicitação é que o abrigo do registro já esteja instalado. Esse compartimento, geralmente fabricado em concreto ou plástico, é que irá proteger  todo o sistema de hidrômetro do imóvel.

Da mesma forma, as concessionárias exigem que o cavalete – estrutura de cano em que será adicionado o hidrômetro – também já esteja fixado dentro do abrigo. Alguns municípios já possuem a venda de kits de canos e abrigo certificados pelas autarquias, mas isso não é uma regra.

Já o hidrômetro é uma peça que nem sempre é solicitada. Em algumas cidades, os proprietários podem adquirir a caixa UMA (Unidade Medidora de Água). Esse produto vem com a caixa de proteção e o hidrômetro credenciado. Um ponto importante é que o selo de segurança não pode ser violado, principalmente antes da vistoria do órgão responsável.

A altura de instalação do abrigo ou caixa também é um fator importante e pode variar, de acordo com a concessionária, de 60 cm a 120 cm,

Vale destacar que esses passos não necessariamente correspondem às normas exigidas em sua cidade. Então, antes de comprar seus equipamentos, procure a autarquia de água e esgoto de sua cidade e verifique os procedimentos necessários para a instalação de água em seu terreno.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *