Ligar muitos aparelhos em uma única tomada pode ser perigoso

 

A falta de um número adequado de tomadas espalhadas pela casa pode se tornar um grande transtorno aos moradores ou frequentadores do imóvel. A saída mais fácil e barata encontrada pelos proprietários é a famosa extensão ou benjamim, que permite ligar televisão, videogame, aparelho da TV a cabo, blu-ray player, ferro de passar roupa, torradeira, fogão, filtro de água e mais um monte de coisas que a gente insiste em empurrar.

O mercado, normalmente, oferece equipamentos com inúmeras ligações. Algumas extensões e filtros de linha, por exemplo, pode vir com seis ou oito plugs para que você possa ligar algum aparelho nele. O problema disso tudo é que a conexão de muitos aparelhos em uma única tomada pode causar alguns problemas, como o funcionamento inadequado dos equipamentos, desligamentos inesperados, queimas do produto, ou até mesmo situações perigosas, como superaquecimento dos cabos e curto-circuito.

Essas consequências acontecem, pois a quantidade de amperes somada de todos os equipamentos ligados naquela única tomadinha solitária pode fazer com que a pobre coitada sucumba à grande carga exigida.

A grande maioria das tomadas no Brasil tem uma capacidade máxima de cerca de 10 amperes. Pode parecer pouco, mas, sim, ela suporta mais do que um equipamento ligado, mas depende do que está conectado a ela.

Vamos a uma conta rápida. Suponha que um forno de microondas, de 700 watts, consome 6,4 amperes para se manter ligado. Desta forma, você não está usando a capacidade total da sua tomada, mas está bem perto, restando 3,6A para o limite. Assim, você não poderia ligar, por exemplo, outro aparelho igual ao microondas na mesma tomada, já que isso poderia sobrecarregá-la.

Geralmente, as empresas adicionam uma etiqueta que apresenta a quantidade de amperes consumidos pelo equipamento. Caso você não tenha essa informação na etiqueta, manual ou site do fabricante, você pode fazer uma matemática simples. Divida a potência do aparelho (watts) pela voltagem da rede (volts). Desta forma, um liquidificador que consome 600W, em uma tomada de 110V, serão necessários 5,45 amperes para a ligação,

Com isso, é sempre importante ficar atento às normas de segurança para evitar danos ao produto e à pessoa que estiver usando o aparelho.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *