Com a necessidade de uma fabricação mais sustentável e preocupada com o meio ambiente, o mercado de materiais de construção passou a procurar novas opções para fazer sua parte. Hoje, as madeiras de demolição são amplamente comercializadas, sendo um produto reutilizável de ótima qualidade, versátil e bastante bonito.
Antigamente, sua principal origem era, de fato, a demolição de casas antigas. Agora, é possível coletar esse material em dormentes de linhas ferroviárias e cruzetas de postes de energia elétrica.
Por serem recolhidas em situações específicas, a grande maioria das madeiras reaproveitadas são Peroba Rosa, Ipê, Jacarandá, Jatobá, entre outros. No país, o maior fornecedor desse tipo de material é o estado do Rio Grande do Sul.
Para saber se você realmente está comprando madeira de demolição e cuidando do meio ambiente, há um selo de certificação voluntária do Conselho de Manejo Florestal. Porém, como não há uma lei específica pelo Ibama nesses casos, a qualificação não é obrigatória. Assim, o ideal é procurar por fornecedores de confiança.
Na decoração, a madeira de demolição é super versátil, podendo ser utilizada para a construção de móveis – como uma cama, sofá ou mesa – mas também em pisos e paredes. Seu visual diferenciado dá um ar aconchegante e rústico super bacanas!