Manta geotêxtil se adaptam a várias funções na obra

 

A versatilidade dos materiais de construção é um grande diferencial hoje em dia. Com a diversidade de terrenos e projetos atualmente, produtos que se adéquam aos diferentes ambientes saem na frente no mercado.

As características da manta geotêxtil permitem que ela se adapte e desempenhe diversas funções importantes na construção civil, como drenagens, estruturas de contenção, reforço de aterros e outras aplicações.

Essas mantas são compostas, principalmente, por fibras de alta tenacidade de poliéster ou polipropileno e são utilizadas desde 1950 nos Estados Unidos, Europa e Japão, chegando ao Brasil com maior força recentemente. Dada sua versatilidade, é importante destacar quais funções as mantas geotêxtis podem exercer.

Filtragem

Neste caso, a manta filtra partículas sólidas do solo, impedindo que elas adentrem em um determinado fluxo de líquido.

Drenagem

Aqui, o produto consegue captar e transportar a água pluvial ou subterrânea presente no solo.

Separação

Na separação, a manta funciona como uma barreira flexível, impedindo que camadas de diferentes aplicações se misturem. Em rodovias, ela é usada para separar o subleito da base granular, por exemplo. Isso preserva as características de cada camada de material.

Reforço

Com aplicação focada em solos moles, em entradas, pavimentos, aterros e paredes, essa função aumenta a capacidade de suporte do solo, adicionando características que faltavam ao terreno, como resistência à tração.

Recuperação de pavimento

Na hora de fazer algum recapeamento, a manta é aplicada entre o antigo e o novo pavimento. Isso permite uma vida útil maior à nova estrutura, pois retarda o processo de abertura de fissuras.

Absorção acústica

Essa função é pouco conhecida. Neste caso, a manta pode ser utilizada para absorver ruídos externos em coberturas com telhas metálicas, sendo aplicadas no fundo das telhas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *