Mantenha seu portão sempre funcionando com essas dicas

 

Embora os portões e todo o equipamento elétrico que o faz funcionar seja todo elaborado para que tenha grande durabilidade e funcione mesmo diante das variações climáticas, o abandono e falta de manutenção podem diminuir sua resistência e fazer com que o sistema deixe de funcionar corretamente. Para evitar essa situação e ter que descer para abri-lo manualmente, separamos algumas dicas preventivas que vão dar ainda mais tempo de vida ao portão.

A primeira dica envolve o automatizador. Este material fica, geralmente, exposto ao ar livre. Com as chuvas, é muito comum que água ou sujeira fique presa ou próxima do motor. Assim, é recomendado que seja feita uma limpeza constante para evitar infiltrações na parte elétrica e a proliferação de insetos.

Da mesma forma, é preciso ter cuidado com cachorros andando próximo ao motor. Isso porque, colisões podem ocorrer e danificar a carenagem que protege o sistema, permitindo que água e bichinhos entrem no equipamento. A urina desses animais também é bastante corrosiva à caixa de proteção. Evite deixá-la em contato por muito tempo.

As roldanas ou rodinhas do portão deslizante devem ser verificadas constantemente. Muitas vezes, esse material pode quebrar, dificultando a movimentação e deixando todo o sistema pesado. Isso acaba sobrecarregando o motor, que precisa fazer mais força para abrir ou fechar.

Já nos modelos basculantes, é fundamental observar os contrapesos que permitem levantar os descer a estrutura. Em caso de rompimento de algum dos cabos, todo o peso do portão, que gira em torno de 500 kg no caso dos residenciais, vai para o próprio sistema, causando danos a todo o equipamento. Em algumas situações ele também pode cair sobre um carro ou uma pessoa, que esse torna a cuidado ainda mais importante.

Por fim, seja o portão basculante ou deslizante, a lubrificação da calha em que correm os contrapesos ou o trilho em que a roldana se movimenta deve ser realizada constantemente para evitar esforço extra para o motor.

Essas dicas vão manter seu portão novinho por bastante tempo, sem que grandes manutenções sejam feitas no futuro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *