Manutenção de piscinas

Com a chegada do verão, o uso da piscina nas casas aumenta bastante. Isso faz com que seja necessária uma manutenção diária para evitar que água fique com a coloração verde e bactérias ou fungos se desenvolvam dentro dela, permitindo que os usuários aproveitem ao máximo este ambiente.

Hoje, vamos trazer um pequeno guia que poderá nortear o tratamento da água e limpeza da piscina para este verão. Vale destacar que este processo vale tanto para piscinas que possuem uma casa de máquinas, como também as infláveis, que recebem um pequeno motor para filtragem.

Em primeiro lugar, é preciso fazer a limpeza das bordas da piscina. Para isso, existem diversos produtos no mercado que facilitam esse trabalho, com pH neutro, que é absorvido pela água sem problemas.

Ao finalizar essa etapa, utilize a peneira para retirar folhas, insetos ou outras coisas que estejam na superfície da água. Depois, insira a mangueira no bocal de aspiração e realize a aspiração de resíduos que estejam no fundo da piscina. Nesta etapa, é importante evitar movimentos bruscos, pois toda a sujeira que está decantada poderá subir e se misturar com a água.

Por fim, é necessário fazer um tratamento químico, que garantirá a qualidade e coloração da água. Para isso, alguns processos devem ser seguidos, como utilizar o estojo de testes para verificar os níveis químicos (cloro livre, combinado, e pH) da água.

Com os dados em mãos, você deve regular o pH da água, podendo utilizar um redutor ou elevador deste nível. Geralmente, o número ideal está entre 7,4 e 7,6. É importante destacar que cada fabricante e capacidade da piscina tem uma dosagem diferente, então vale checar isso antes do processo. Destacamos também que conforme produtos químicos são aplicados, o pH pode ser alterado.

O cloro tem um papel importantíssimo, já que ele realiza a limpeza da água. Sua aplicação deve ser feita de forma indireta, diluindo os grãos em um balde antes de jogá-lo na piscina, no mínimo, a cada 15 dias. O uso excessivo, principalmente em piscinas de fibra de vidro, pode descascar o material e diminuir sua vida útil.

Assim como o cloro, a algicida também garante a limpeza, impedindo que algas cresçam na piscina e que a água fique verde ou turva.

A manutenção da piscina é extremamente importante para garantir a saúde de quem a utiliza, mas, como você não sinta confiança em fazer esse tipo de tarefa, há inúmeras empresas especializadas que oferecem pacotes para o trabalho durante o ano todo.

2 Replies to “Manutenção de piscinas”

  1. The next time I just read a weblog, I really hope which it doesnt disappoint me up to this one. Get real, Yes, it was my choice to read, but I personally thought youd have something interesting to convey. All I hear can be a handful of whining about something you could fix in the event you werent too busy trying to find attention.

    1. Well, I’m very very sorry if our post didn’t met your expectations. Would you care to say something that we could do to improve our blog?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *