O acabamento é uma parte muito importante de qualquer obra, pois é neste momento que o proprietário dará o aspecto visual desejado ao imóvel. Mas decidir quais materiais utilizar pode gerar muitas dúvidas aos compradores.
No mercado, existe uma infinidade de pedras que podem ser usadas para o acabamento, tanto naturais como artificiais. Mas, hoje, vamos falar sobre os dois principais modelos: mármore e granito.
Granito
O Granito é um material que pode ser utilizado em áreas internas e externas, como pisos, revestimento de paredes, soleiras, bancadas, entre outras utilidades. Em comparação com o mármore, o granito é mais resistente contra riscos, manchas e suporta muito mais impactos.
Por outro lado, suas peças não são homogêneas. Assim, todas as pedras possuem um aspecto granular – com aqueles pontinhos pretos em sua composição –. Dependendo da tonalidade, o granito pode ter uma variação no índice de porosidade e de absorção de líquidos.
Mármore
O mármore também é uma pedra natural. Mas, ao contrário do granito, esse material é indicado para ambientes internos, como bancada de banheiro ou revestimento de parede. Ele possui um aspecto muito mais homogêneo e, dependendo da finalidade, a peça cria um visual mais interessante.
Á principal desvantagem do mármore nesta comparação é com relação à resistência, já que impactos e a ação do tempo podem danificar mais rapidamente a peça. Então, se o material for utilizado em áreas externas, os raios solares e poluição podem alterar a cor original.
Já sabe qual peça vai utilizar no acabamento? Então, conte para gente nos comentários!