Materiais básicos para levantar a estrutura do imóvel

 

A primeira etapa de uma obra, depois que toda a preparação do terreno estiver completa, é o levantamento da estrutura do imóvel. Esse é o momento em que paredes, colunas e alicerces se juntam e começam a ganhar a forma dos cômodos.

Esse procedimento pede um cuidado muito grande, já que a estrutura está relacionada não apenas ao formato, mas também a resistência do imóvel. Embora exista essa complexidade, seu preparo exige materiais mais simples, como: cimento; lajotas; cimento; areia; pedra; ferro; madeira; arame; pregos e impermeabilizante.

Vamos, então, falar sobre cada um desses produtos e sua importância dentro da obra.

O cimento e concreto são itens fundamentais para fazer o assentamento de tijolos, lajotas, preenchimento das colunas e a montagem dos alicerces e laje. Para o preparo dessas duas massas, além do pó de cimento, você também irá precisar de areia e pedra.

Também fazendo parte de todo o processo de construção, está o ferro. Sua função é obra é dar mais resistência aos pontos de pressão. Neste caso, as colunas e lajes, principalmente, acabam consumindo boa parte deste material.

Já a madeira, é um item bastante abundante durante o levantamento da estrutura. Ela é utilizada para o escoramento de vigas e tijolos enquanto estão em fase de preparação. Em conjunto com arames e pregos, ela também é usada no molde de fabricação das colunas.

Por fim, há o impermeabilizante, que deve ser aplicado no alicerce do imóvel, a fim de evitar a infiltração de água pela umidade do solo no material, sem comprometer a resistência da estrutura.

Vale destacar que esses são materiais básicos, mas nada melhor do que seguir as instruções da equipe contratada para garantir o sucesso da empreitada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *