Medição precisa garante boa estrutura de escadas dentro do imóvel

 

Para aproveitar melhor o espaço do terreno, principalmente os menores, é muito comum que os engenheiros optem por construir um imóvel com dois ou mais andares, garantindo todos os cômodos necessários e ainda um quintal, se assim for possível.

Com esta configuração, o acesso a outros locais da casa dependem, normalmente, de uma escada interna, que ligue um piso ao outro. Embora possa parecer uma estrutura simples de se fazer, ela exige alguns cuidados importantes.

Compre em nosso site!

O primeiro deles é se atentar às dimensões do local. No caso dos prédios, principalmente, as medidas que a escada deve ter já estão destacadas no projeto. Desta forma, é comum que ela seja pré-moldada neste cenário.

Já em casas, a escadaria é feita in loco. Isso quer dizer que não há um modelo preparado para ser instalado posteriormente. Desta forma, o pedreiro cria uma espécie de rampa lisa ligando os andares, onde a escada será posicionada. Feito isso, é medida sua altura e dividida pelo número de degraus que, geralmente, está próximo dos 18 centímetros cada. É extremamente importante que os degraus tenham exatamente o mesmo tamanho. Qualquer oscilação pode resultar em quedas perigosas.

Outra regra fundamental que deve ser seguida é o vão livre embaixo da escada. Há algumas normas, exigidas pelos órgãos regulamentadores, que pedem uma altura mínima entre o chão e a escada. Por isso, se informe com seu engenheiro para identificar qual é o tamanho ideal.

O acabamento da escada também merece atenção. Muitas vezes, ela é entregue de forma rudimentar, com desníveis e sem qualquer tipo de preparo para receber um piso. Como não haverá contrapiso, é fundamental que a estrutura seja entregue desempenada.

Por fim, o material usado para a produção da escada deve possuir grande resistência e durabilidade, afinal, grande parte está “suspensa” e suportará peso com o tráfego de pessoas. Portanto, o tipo de concreto usado na sua fabricação é o mesmo  presente na formação de lajes.

Esses elementos vão ajudar a garantir uma escada de qualidade, forte e sem riscos a segurança das pessoas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *