Para aproveitar melhor o espaço do terreno, principalmente os menores, é muito comum que os engenheiros optem por construir um imóvel com dois ou mais andares, garantindo todos os cômodos necessários e ainda um quintal, se assim for possível.
Com esta configuração, o acesso a outros locais da casa dependem, normalmente, de uma escada interna, que ligue um piso ao outro. Embora possa parecer uma estrutura simples de se fazer, ela exige alguns cuidados importantes.
O primeiro deles é se atentar às dimensões do local. No caso dos prédios, principalmente, as medidas que a escada deve ter já estão destacadas no projeto. Desta forma, é comum que ela seja pré-moldada neste cenário.
Já em casas, a escadaria é feita in loco. Isso quer dizer que não há um modelo preparado para ser instalado posteriormente. Desta forma, o pedreiro cria uma espécie de rampa lisa ligando os andares, onde a escada será posicionada. Feito isso, é medida sua altura e dividida pelo número de degraus que, geralmente, está próximo dos 18 centímetros cada. É extremamente importante que os degraus tenham exatamente o mesmo tamanho. Qualquer oscilação pode resultar em quedas perigosas.
Outra regra fundamental que deve ser seguida é o vão livre embaixo da escada. Há algumas normas, exigidas pelos órgãos regulamentadores, que pedem uma altura mínima entre o chão e a escada. Por isso, se informe com seu engenheiro para identificar qual é o tamanho ideal.
O acabamento da escada também merece atenção. Muitas vezes, ela é entregue de forma rudimentar, com desníveis e sem qualquer tipo de preparo para receber um piso. Como não haverá contrapiso, é fundamental que a estrutura seja entregue desempenada.
Por fim, o material usado para a produção da escada deve possuir grande resistência e durabilidade, afinal, grande parte está “suspensa” e suportará peso com o tráfego de pessoas. Portanto, o tipo de concreto usado na sua fabricação é o mesmo presente na formação de lajes.
Esses elementos vão ajudar a garantir uma escada de qualidade, forte e sem riscos a segurança das pessoas.