Modo de fabricação de caixas d’água apresenta diferenças

 

Com a função de armazenar água vinda do sistema de distribuição municipal, a qualidade ou até mesmo o material em que a caixa d’água é fabricada muitas vezes ficam de lado por parte dos compradores, que adquirem apenas o produto mais barato.

Mas é importante saber que os recursos utilizados na produção deste equipamento criam suas características e, assim, apresentam suas vantagens e desvantagens. E é sobre isso que iremos falar hoje!

Fibra de vidro

Esta caixa d’água é fabricada por meio de uma mistura de resina e fibra de vidro, assim como naquelas piscinas pré-moldadas. A composição a torna leve e de fácil limpeza e instalação, mas não é resistente a impactos e furos. Geralmente, ela é vendida na cor azul.

Polietileno

Muito semelhante ao modelo anterior, mas na cor cinza, essa caixa é produzida com um plástico à base de petróleo, a tornando leve, resistente ao transporte e com proteção contra os raios ultravioletas do Sol. O manuseio e instalação também são simplificados, mas não são resistentes a impactos e perfurações.

Fibrocimento com amianto

Este produto tem alta durabilidade e preço muito bom, mas sua resistência contra impactos é bem baixa, já que é quebradiça.

O modelo gera algumas polêmicas, pois ainda há muita discussão se o amianto representa riscos à saúde. Em alguns estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Pernambuco, venda de produtos com esse elemento é proibida. Portanto, verifique as normas de sua região antes de escolher por esta opção.

Metálica ou inox

Se a ideia é um equipamento de fácil manutenção, alta resistência e durabilidade e com baixo risco de trincas, esse modelo é perfeito. Além dessas vantagens, a caixa d’água em inox mantém a água sempre fresca. Mas tudo isso tem um custo alto, fazendo com que, apesar dos benefícios, seja pouco utilizada nas residências.

Na dúvida, consulte um profissional capacitado para ajudar na escolha da caixa d’água correta para seu imóvel!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *