Moscas e mau cheiro são sinais de que o ralo está sujo

 

Os ralos são itens bastante importantes dentro de uma casa, seja ele em uma pia ou no chão de algum ambiente, permitindo o escoamento da água pela rede de encanamentos, sem permitir a entrada de grandes sujeiras.

Mas mesmo com essa grade de proteção que os ralos proporcionam, nem sempre é possível evitar o entupimento dos canos, fazendo com que a água demore para escoar ou que o mau cheiro e até mesmo aquelas mosquinhas pequenas e transparentes fiquem rodeando o ambiente.

Quando algum desses sinais aparecer, talvez seja a hora de limpar seu ralo e a caixa ou sifão que recebem esta água suja.

No caso das pias, se você suspeitar de que há algo impedindo o fluxo de água, há duas opções que farão o serviço de limpeza. O primeiro deles é o tradicional desentupidor. Basta colocá-lo sobre o ralo, ligar a torneira e deixar que a pia fique um pouco cheia de água. Em seguida, aplique força algumas vezes no desentupidor e verifique se a situação foi normalizada.

Já a segunda opção pode retirar objetos ou detritos maiores. Para isso, pegue um arame ou cabide e desmonte-o, deixando-o o mais reto possível e um pequeno gancho na ponta. Coloque o arame em um dos orifícios do ralo lentamente até sentir alguma resistência. Nesta hora, dê um pequeno giro e puxe a sujeira. Esse método evita que o resíduo caia no encanamento e o entupa. Outra maneira de realizar essa limpeza é se o sifão da pia for rosqueável. Basta retirá-lo, limpá-lo com água e colocá-lo de volta.

Já para os ralos de chão, a melhor alternativa é colocar a mão na massa. Neste caso, com luvas bem grossas para evitar contaminação, coloque a mão dentro da caixa do ralo e retire todas as sujidades presentes nele. Você também pode utilizar uma escovinha e detergente neutro para higienizar o encanamento mais superficial. Após fazer isso, enxágue com água quente para empurrar qualquer outra sujeira que possa estar presa.

Caso você não se sinta à vontade para fazer esse tipo de limpeza manualmente, não tem problemas. Você pode encontrar produtos químicos específicos para esta tarefa ou até mesmo contratar uma empresa especializada, que levarão o maquinário necessário para a tarefa.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *