Móveis Planejados: MDF X MDP?

Na hora de fazer a escolha dos móveis planejados para seu imóvel, é preciso decidir, também, pelo material que será utilizado em sua fabricação. No caso, as duas opções mais comuns são MDF e MDP.

Isso gera muitas dúvidas e os proprietários ficam se perguntando qual material é melhor. Por isso, vamos falar um pouco sobre as características e fabricação de ambos para compreender melhor suas diferenças.

O processo de produção do MDP e do MDF é muito parecido, pois são feitos por prensagem da madeira. Ambos são ecologicamente corretos, já que são produzidos com eucaliptos e madeiras de reflorestamento.

O MDP é constituído de uma placa de fibra de média densidade, composto por partículas de madeira, sendo mais econômico, leve e capaz de suportar mais peso.  Ele é recomendado para móveis e acabamentos retos – portas, prateleiras, divisórias, frentes de gaveta – e também para fazer a estrutura interna das mobílias.

Por conta da superfície mais porosa, este material possui uma melhor absorção da umidade. Sua desvantagem é que a resistência ao atrito é pequena.

Já o MDF, é fabricado em fibras de madeira e resina. Com um aspecto mais homogêneo por dentro, é ótimo para acabamentos e combina com diversos tipos de ambientes.

Por ser maleável, pode assumir formatos bastante sofisticados, além de ser bem resistente à abrasão. Essas vantagens encarecem um pouco o produto, que suporta menos peso e tem uma capacidade de absorção da umidade menor.

Apesar de serem muito parecidos, podem ser facilmente diferenciados quando cortados e analisados seu formato interno. Contudo, a maior diferença entre eles é a densidade das fibras de cada material, influenciando diretamente na resistência e suporte de peso.

Ambos têm compatibilidade com diversos acabamentos como laminados, fórmicas, PVC, plástico, placas, vidros, entre outros.

Assim, é possível entender que não existe um material melhor que o outro, mas, sim, um modelo que se encaixa melhor em determinado contexto. Por isso, na hora de escolher qual madeira utilizar, veja em qual objeto e como ela será aplicada.

8 Replies to “Móveis Planejados: MDF X MDP?”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *