Muro de arrimo traz segurança e impede deslizamentos de terra

 

Embora a estrutura básica de um imóvel siga um padrão de construção e componentes muito semelhantes em diferentes contextos, em alguns tipos de terrenos acaba sendo necessária a adição de outros elementos para garantir a segurança de toda a obra.

Por isso, ao adquirir terrenos com declives, é preciso se atentar a alguns fatores muito importantes que ajudam a evitar o deslizamento de terra e , consequentemente,  o comprometimento de todo o imóvel.

Essa precaução pode ser tomada principalmente se for recortado um platô neste terreno (uma superfície plana), mas ainda houver um pedaço de terra, em nível menor, após este recorte. Esse tipo de terraplanagem muitas vezes é feito para economizar dinheiro com o aterramento, já que grandes quantidades de terra são necessárias para o serviço.

Caso você esteja nessa situação, há duas possibilidades de lidar, além de aterrar todo o terreno. Se houver bastante espaço entre o declive e o final do terreno, é possível utilizar taludes para fazer uma acomodação do recorte do terreno com essa queda, fazendo uma espécie de rampa entre os níveis e segurando toda a carga. Caso o espaço seja muito pequeno entre a área de plana e o perfil natural do terreno, será necessário construir um muro de arrimo.

A estrutura pode ser de blocos estruturais de concreto ou cerâmica, estruturas inteiras de concreto, mistas de perfis metálicos e concreto, de pedra e cimento, com gabiões de pedra (gaiolas formadas com redes de aço zincado e pedras) ou com solo-cimento.

Esse muro tem a função principal de estabilizar o lote e apoiar as áreas que apresentam risco de deslizamento de terra. Para isso, o engenheiro deve fazer um cálculo preciso sobre a carga que será exercida na estrutura, considerando não apenas o peso da terra pura, mas também em condições em que ela esteja molhada, como em momentos de chuva.

Enquanto parte da estrutura está dentro da terra para ter mais resistência, a parte que fica aparente exige alguns cuidados extras, como ser impermeável, para impedir que a água não atravesse a superfície e cause danos ao muro.

Todas essas condições devem ser previstas no projeto para evitar qualquer problema no futuro com sua obra. Fique atento e consulte seu engenheiro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *