O Que Faz um Engenheiro Civil?

O engenheiro civil é o profissional regularmente capacitado para atender as necessidades fundamentais em obras e serviços com foco no bem-estar, desenvolvimento social e proteção ambiental. Este profissional tem uma formação tecnológica, administrativa e científica.

O engenheiro tem capacidade para atuar em diversos segmentos da construção civil, como análise de relatórios, mapas e outros dados de projetos, redução de custos por meio de estimativa de melhores preços de materiais, equipamentos e serviços, aplicação das normas legais, prevenção de riscos e acidentes ambientais, testes de solo, teste de materiais que serão agregados a obra e outros fatores em etapas de planejamento, utilizando diversas ferramentas, inclusive tecnológicas, para desenvolvimento e conclusão de projetos; ele também pode supervisionar e administrar as etapas da construção.

Engenheiros Geotécnicos

Seu foco está em assegurar que o solo vai suportar toda a estrutura da obra. É responsável pela análise do solo e por avaliar a interação das construções de engenheiros civis com o solo.

Engenheiros de Estruturas

Desenvolvem cálculos, desenhos de estruturas e seus elementos, como pontes, edifícios, barragens e outras estruturas, com base na sua formação técnica e com a devida perícia, para garantir os atributos que a profissão exige.

Engenheiros de Transporte

Planeja e desenvolve sistemas do cotidiano relacionados a transporte, como autoestradas, aeroportos, portos, e outros.

O ambiente de trabalho dos engenheiros varia conforme sua especialidade.; no setor publico eles atuam em projetos de todos os tamanhos, atendendo de pequenos municípios à federação, ou até as forças armadas.

No setor privado, um dos segmentos mais promissores da construçao civil, motivado pelo interesse das empresas na construção das estradas, hidrelétricas, portos e outros, faltam profissionais.

Após a formação, o engenheiro pode ainda se especializar em algum determinado segmento, como hidráulica, saneamento, estruturas e fundações,  infraestrutura, entre outros.

O engenheiro é peça chave na construção e sua contratação vai garantir mores custos, qualidade e segurança, do começo ao fim da obra.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *