O que seria do Aladdin, personagem conhecido no mundo dos filmes de fantasia, sem o seu tapete voador?

O tapete é um dos itens mais versáteis do mundo da decoração. Ele pode não apenas servir para uma função básica como trazer charme ao ambiente, mas também é muito utilizado para dividir espaços, proteger possíveis riscos e até esconder aquele defeito no piso.

O item, que pode ser usado como objeto coringa, pode ser posicionado nos quartos, salas de TV, de estar e até na de jantar. Além das diversas opções de tecidos, cores e desenhos, ele também está disponível no mercado em opções hipoalergênicas, que são fáceis de limpar e uma ótima escolha para pessoas mais sensíveis à poeira.

Se você está a procura de um modelo, selecionamos algumas dicas que vão te ajudar a não ter dúvidas na hora de escolher.

Tamanho

É claro que antes de escolher tecido ou cor, é imprescindível saber exatamente o tamanho do tapete que você precisa e sua finalidade. O modelo ideal para o seu espaço deve formar uma espécie de moldura entre os móveis. Para cômodos como sala, é indicado optar por tapetes com tamanho superior ao do sofá. Isso porque se cadeiras, mesas ou outros itens forem adicionados depois, fica mais fácil encaixá-los dentro do espaço. 

Formato

Redondo, quadrado ou retangular? Apesar dessa escolha depender do desejo de cada um, existe uma lógica que parte do estilo de decoração desejado. Os redondos, por exemplo, são uma ótima opção para quem deseja criar ambientes mais dinâmicos. 

Tecido

Você já escolheu o tamanho, o formato e agora chegou a parte do tecido. Conforme citamos anteriormente, existem diversos modelos disponíveis no mercado, inclusive os hipoalérgicos. Por isso, a escolha depende de cada objetivo. Para uma manutenção mais simples, evite tapetes de lã  e aposte em peças sintéticas. 

Cores

Uma das etapas mais difíceis, é, sem dúvida, a escolha das cores. Por ser um mercado amplo, há diversas opções. Uma dica é pensar no espaço como um todo, envolvendo móveis e até cores das paredes. Para um ambiente com móveis mais claros, aposte em tapetes estampados. Mas se você prefere tons mais discretos, a indicação é optar por cores como bege, branco e cinza.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *