O uso do aço nas obras

 

O aço é um componente indispensável na construção, já que ele permite aumentar, consideravelmente, a resistência de elementos fundamentais da estrutura do imóvel. Graças a sua alta resistência à pressão, impactos e corrosão, seu preço é um dos mais altos durante a etapa inicial de obras.  

Hoje, vamos falar sobre os materiais de aço mais utilizados na obra e suas características básicas.

Vergalhão

Também conhecido como barra, eles dão forma no levantamento de paredes e na produção de colunas e alicerces. Além disso, proporciona um aumento na resistência, já que essas são estruturas que estão sob pressão a todo o momento.

Estribos

Os estribos funcionam como uma cinta retangular que abraça outras quatro barras de ferro, formando, assim, uma estrutura retangular longa e contínua. Essa formação irá ser utilizada, posteriormente, como espinha dorsal para vigas e baldrames para receber o concreto.

Telas de aço

Elas são muito utilizada na concretagem de lajes, contrapisos interno e, principalmente, em áreas  externas que tenham que lidar com bastante peso, como a garagem. Junto com o concreto, as telas de aço ajudam a dar mais resistência à mistura.

Treliças

Esse material é bastante semelhante aos estribos, mas em vez de quatro barras de aço, elas são formadas por apenas três. As treliças são muito usadas na fabricação de lajes ou em outras situações em que a concretagem exija maior resistência.

Essas aplicações são extremamente comuns às obras e com certeza, em algum momento, você irá precisar desses materiais em sua empreitada.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *