Orçamento é um guia na obra e evita gastos extras

Quando falamos em orçamentos, muitos pensam que isso está limitado à cotação de preços de materiais a serem usados em uma obra ou reforma. Independente do objetivo dessa empreitada, analisar outros aspectos podem trazer mais fidelidade ao seu orçamento e evitar gastos extras não programados, levando sua economia toda embora.

Assim, o primeiro passo é identificar quais são as necessidades, os objetivos e as funções que aquele local deve proporcionar para você. Veja quais são suas pretensões e se elas são compatíveis com a realidade daquele ambiente. Pensar em um terreno pequeno para construir cara, mas, lá, irá morar cinco pessoas é um bom exemplo de análise prévia.

Contar com profissionais capacitados e de confiança também é super importante. Não há coisa pior do que sentir que está sendo enganado pelo empreiteiro ou pedreiro. Por isso, converse com seus amigos e veja se algum deles possuem alguma indicação para fazer. Geralmente, essa corrente de confiança funciona e deixa o próprio profissional mais alerta.

Crie também um cronograma detalhado, estipulando datas de finalização de cada parte e as acrescente em contrato. Isso obriga o profissional a cumprir os prazos e, caso não consiga por má-fé, consequências legais podem ser acionadas.

Agora, sim, vem a parte de cotar produtos. Fazer uma lista de tudo o que você irá precisar, destacando a quantidade e especificações técnicas, como tamanho, marcas confiáveis, entre outros. Os custos indiretos, como utilização de água e luz durante a obra também devem ser inclusos aqui!

Por fim, o planejamento financeiro. Saiba exatamente o quanto pode gastar, sem interferir em outras áreas de sua vida. A partir do momento em que precisamos realocar as finanças, o estresse toma conta e a situação já não fica legal. Caso precise de um apoio, bancos oferecem financiamento não só para a compra de terrenos ou imóveis, mas também para construção. Por isso, verifique se você pode entrar para esse tipo de programa e se vale a pena também.

Essas etapas são super importantes e não só vão te ajudar a economizar uma grana, mas te proteger de estresses, imprevistos e profissionais não capacitados ou com índole duvidosa!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *