Os principais tipos de cimento Portland

 

O cimento é um dos materiais mais utilizados na construção civil. Ele é responsável por dar liga e fazer estruturas com alta resistência e durabilidade, garantindo a fixação, firmeza e segurança de todo o imóvel.

No mercado, há diversos tipos de cimento, que você pode encontrar em nosso site. Hoje, vamos falar um pouquinho sobre as características de cada um deles. Confira!

Cimento Portland comum

Este é o modelo mais básico disponível no mercado. Ele possui apenas o gesso como aditivo, funcionando como retardador da pega, possibilitando um maior tempo de aplicação. Possui um alto custo e menor resistência.

Cimento Portland comum com adição de pozolânico

Com a mesma composição do primeiro modelo, este possui um material chamado pozolânico, que deixa o material mais impermeável. Por isso, ele é recomendado para locais em que há contato com água,

Cimento Portland com adição de escória de alto-forno

Este cimento é uma composição intermediária entre o comum e o com adições. Neste caso, ele contém escória granulada de alto-forno, sendo recomendado para estruturas que exijam um desprendimento de calor mais lento.

Cimento Portland com adição de material carbonático – filer

O cimento possui de 6% a 10% a mais de material carbonático. Isso faz com que ele seja utilizado bastante em aplicações gerais, como concreto simples, armado, protendido, pré-moldados, pisos, pavimentos, etc.

Cimento Portland de alta resistência inicial

Da mesma forma que o cimento comum, este modelo também não possui adições. A diferença entre eles é o clínquer, composto básico do material. Neste caso, há uma concentração maior de calcário e argila, além da moagem mais fina.  Ele seca mais rápido e tem maior resistência.

Cimento Portland resistente a sulfatos

Este modelo é resistência a sulfatos, componente muito presente em redes de esgoto, ambientes industriais e em construções em contato com água do mar.

Cimento Portland branco

Neste caso, o material possui baixa concentração de manganês e ferro, além de contar com caulim no lugar da argila. Essa combinação permite que sua cor seja branca após finalizado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *