Os tipos de aquecedores

Com o inverno se aproximando, é a hora de tirar os cobertores do armário, ajeitar os casacos e cachecóis para aproveitar a época “mais charmosa do ano”, como muitos costumam dizer.

É neste período também que os aquecedores de ambiente começam a se destacar no mercado, aparecendo nas páginas principais de sites de vendas online e nas vitrines das lojas.

Mas, como você já deve ter percebido, existe uma grande variedade de modelos disponíveis para compra, podendo criar dificuldades na hora de escolher o melhor equipamento.

Por isso, separamos os principais tipos de aquecedores para você conhecer as diferenças e ver qual se encaixa melhor em seu ambiente. Confira aí!

1- Aquecedores de Resistência Incandescente

Esses aquecedores funcionam através de uma resistência que esquenta e transmite o calor ao ambiente. Embora aqueçam de forma rápida, sua distribuição não é dissipada uniformemente, permanecendo o foco próximo à resistência. Por isso, é recomendado para ambientes pequenos.

Este é o modelo mais comum no mercado, pois possui custo baixo e é portátil.

Dentro desta categoria, ainda existem dois tipos de aquecedores:

Elétricos – Neste caso, a resistência fica visível, mas com uma grade metálica para proteção. Este modelo não pode ficar em locais úmidos, nem próximos a objetos.

Termoventiladores – Funcionando como um ventilador, ele possui uma resistência acoplada nas hélices, dissipando o calor de forma mais eficiente, além de contar com um controle de potência.

2 – Aquecedor Cerâmico

Assim como os modelos elétricos, este tipo de aquecedor também gera calor através de uma resistência, mas, neste caso, ela é envolta por uma cerâmica, que absorve a energia e a dissipa de forma mais uniforme ao ambiente, por meio de uma ventoinha.

Eles são um pouco mais barulhentos, mas aquecem rapidamente, podem ser portáteis ou embutidos nas paredes, não ressecam tanto o ar e são mais econômicos que os modelos anteriores.

3 – Aquecedores à Gás

Esse modelo é recomendado para lugares grandes e aberto, como restaurantes ou estabelecimentos deste tipo. Além de serem mais caros, são muito mais pesados que os dois primeiros equipamentos.

Como o próprio nome diz, seu funcionamento se dá com o uso de gás de cozinha, não sendo recomendado em ambientes fechados, como apartamentos.

4 – Aquecedores a Óleo

Embora um pouco mais caros e demorados para esquentar em comparação com os modelos elétricos, esses aquecedores são mais eficientes e econômicos. A resistência instalada no equipamento aquece o óleo – não necessita ser trocado – que realiza a troca de calor com o ambiente, além de não ressecar o ar.

5 – Climatizadores de Ar

Os climatizadores são equipamentos bastante versáteis, já que podem tanto aquecer, quanto resfriar um ambiente, funcionando de forma parecida com um ar-condicionado.

Eles são mais caros que os aquecedores elétricos comuns, mas são mais eficientes e também portáteis. Esta é uma boa opção para todas as estações do ano.

E aí, já decidiu qual comprar? Conte para gente nos comentários!

7 Replies to “Os tipos de aquecedores”

  1. Admiring the time and effort you put into your website and in depth information you present. It’s good to come across a blog every once in a while that isn’t the same old rehashed information. Wonderful read! I’ve bookmarked your site and I’m adding your RSS feeds to my Google account.

    1. Thank you very much! you could also follow us on facebook, we are doing something special this and next month, we are foing two post per day! So go check that out!

  2. Does your website have a contact page? I’m having a tough time locating it but, I’d like
    to shoot you an email. I’ve got some suggestions for your blog
    you might be interested in hearing. Either way, great blog and I look forward to seeing it expand
    over time.

  3. Its like you read my thoughts! You seem to understand so much
    about this, like you wrote the guide in it or something. I think that you simply can do with some percent to force the message house a
    little bit, but instead of that, this is magnificent blog.
    An excellent read. I will certainly be back.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *