Os tipos de conexões para tubulação de esgoto

 

As conexões são fundamentais para garantir a vazão correta de água entre a tubulação do imóvel. Recentemente, comentamos sobre as ligações próprias dos sistemas de água fria. Hoje, vamos abrir espaço para as ligações de esgoto.

Nesse sistema, a complexidade é maior, portanto, o número de formatos diferentes é extenso em comparação com os canos responsáveis apenas pela água fria. Tê, Joelho 90º e Joelho 45º são modelos já apresentados anteriormente e você pode conferir em nosso blog.

Junção simples

Esta conexão faz a junção entre tubos e conexões, coletando dois fluxos de água diferentes que se interligam em um ângulo de 45º.

Junção dupla

A junção dupla faz a conexão, coletando três fluxos diferentes, sendo que os dois da extremidade se interligam ao do meio em um ângulo de 45º.

Luvas simples

Neste modelo, há duas bolsas nas extremidades. Uma delas tem alojamento para anel de borracha, enquanto a outra é soldável. Ela realiza a emenda entre tubos.

Luva de correr

Essa conexão é bastante usada para fazer emendas de reparo entre tubo após trincas ou quebras.

Cap

Com formato de tampa, essa conexão fecha a saída de uma tubulação, impedindo que qualquer fluido passe por ela.

Saída de vaso sanitário

O nome dessa conexão é autoexplicativo. Ele é ligado para conectar o vaso sanitário com a tubulação  da parede, responsável pela saída de esgoto.

Redução excêntrica

Mesmo com essa nomenclatura, seu formato não é tão esquisito assim. Na verdade, ele é utilizado para ligar uma tubulação de diâmetro grande com outra de menor dimensão.

Sifão

Essa conexão é bem conhecida. Ela é responsável por ligar o ralo da pia – como banheiro, cozinha ou tanque –  à tubulação de esgoto. O sifão impede que os gases do encanamento devolvam mau cheiro ao ambiente.

Tê de inspeção

O Tê de inspeção também possui o formato da letra “T” para ligar dois tubos, mas cria um ponto de inspeção entre eles.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *