Os tipos de laje

 

Como você pode acompanhar em nosso Blog, as estruturas básicas estão em alta por aqui! Recentemente, comentamos sobre a importância e função da laje nos imóveis, que você pode encontrar em nosso site Clic da Obra, hoje, vamos apresentar os três modelos mais conhecidos para você.

Acompanhe!

Laje pré-moldada (treliçada)

Esse tipo de laje é o mais comum em casas, podendo ser aplicadas em vãos de até 12 metros de distância. A maior parte da resistência desse modelo está nas vigotas de concreto armado, que podem ser treliçadas ou em “T”.

Essa força da estrutura está diretamente ligada à altura da vigota, que quanto maior, mais resistente é. Em residências, os tamanhos mais utilizados são 8cm, 12cm, 16cm de altura, sendo chamadas de laje para forro H8, para piro H12 ou vão grande H16, respectivamente.

O primeiro modelo é usado em vãos pequenos, pois aguentam menos peso (telhado, caixa d’água e alguém fazendo manutenção). Já a H12 é indicada para divisão de andares, como em sobrados. A H16 é voltada para vãos muito largos, onde há sobrecarga, como depósitos.

Laje maciça com concreto armado

Este modelo, composto por uma malha de aço coberta com concreto de alta resistência, é utilizado predominantemente em vãos de 4 metros a 7 metros.

Para que o formato não se perca, são colocadas tábuas de madeira em toda a base da laje. Isso permite que a estrutura fique escorada. Elas só serão retiradas após a secagem total do concreto.

Laje maciça com concreto protendido

Essa laje é recomendada para ambientes em que é necessário maximizar o aproveitamento da área, como estacionamentos, galpões e salão de festas.

Neste caso, a malha de aço é substituída por uma tela com cabos de aço. Neles, é aplicado o concreto e, três dias após isso, os cabos são esticados, através de um macaco hidráulico. Após a secagem completa do concreto, o macaco é retirado e resistência da estrutura é aumentada graças a esse tensionamento.

Embora as diferenças estejam bem definidas aqui, sempre consulte seu engenheiro para identificar qual a melhor estrutura para sua obra!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *