Passo a Passo da Construção: Acabamento

Você que vem acompanhando nosso Blog diariamente, já sabe que todas as terças-feiras nós trazemos uma série chamada Passo a Passo da Construção, para te ajudar nas etapas de construção de um imóvel.

Na postagem de hoje, vamos falar sobre um ponto que é bastante subjetivo e pode causar certa angústia nos proprietários, principalmente pela diversidade de materiais no mercado, que é o acabamento.

Antes de sair às compras, o primeiro passo é fazer um planejamento. Como citado, a variedade de produtos é imensa, então, fazer uma lista com os itens e quantidades necessárias e visitar várias lojas pode fazer com que você economize um bom valor em dinheiro no final da empreitada.

Caso você tenha adquirido um imóvel na planta, peça o memorial descritivo. Nele, deve estar listado tudo o que está incluso naquela unidade. Assim, você pode focar apenas nos materiais que precisam ser comprados.

É na etapa do acabamento que a pressa do proprietário fica mais aflorada. Muitos querem fazer todos os cômodos ao mesmo tempo, porém isso gera um gasto grande. Mas aplicar um pouco em cada cômodo faz parecer que o trabalho não andou.

Por isso, a dica é começar o acabamento pelo banheiro e cozinha, pois são ambientes essenciais do cotidiano. Quando finalizados, invista o tempo em outros locais.

Com relação aos pisos e azulejos, a recomendação é que eles sejam instalados de baixo para cima. Se forem colocados na diagonal, isso irá exigir muitos cortes nas peças, consequentemente, um maior número do material e gastos.

Outro ponto importante a ser destacado é ter a certeza de que a estrutura já está completamente terminada. Assim, você evita a necessidade de quebra de parede mais de uma vez.

Essa etapa é a hora em que o proprietário coloca seu gosto pessoal no imóvel e é preciso fazer com muito cuidado, pois os materiais devem ser bonitos, de qualidade, mas, sem um planejamento, os gastos podem estourar muito o orçamento.

Caso tenha alguma dúvida sobre modelos de pisos, azulejos, drywall, gesso ou qualquer outro tipo de acabamento, nosso Blog fala de tudo isso e um pouco mais.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *