Passo a passo da construção: Métodos construtivos

Realizar a estrutura de um imóvel é um dos primeiros passos práticos que ocorrem ao iniciar uma obra, da mesma forma que acarretam um bom gasto financeiro logo no começo. Por isso, estamos trazendo, na série Passo a passo da Construção, os métodos construtivos.

Existem três tipos de estruturas. A primeira é a de concreto, que pode ser pré-moldada – pilares, viga ou laje – e, em seguida, os espaços são preenchidos com alvenaria de vedação. Este método também pode ser feito em bloco, em que há uma forma para que o concreto seja inserido e, assim, realizar a obra.

No caso das estruturas metálicas, todo o material, como o próprio nome diz, é feito de metal, o que acelera muito a construção e é mais leve, porém, o custo dela é maior que os modelos de concreto.

O terceiro tipo diz respeito à alvenaria estrutural. Desta forma, a própria parede é a estrutura do imóvel, utilizando os blocos estruturais. Nesta situação, o uso de pilares é dispensado, porém, não é possível derrubar uma parede para aumentar um cômodo, por exemplo, já que todas as paredes fazem a sustentação da obra.

Neste caso, a parte financeira faz grande diferença. Ao iniciarmos uma obra, é preciso trabalhar com um orçamento de gastos que você e sua família ou empresa possam arcar. Como a estrutura inicial do imóvel exige um gasto grande, é preciso que o modelo também acompanhe a parte financeira.

Não é à toa que muitas obras acabam ficando pelo caminho logo no início da empreitada, já que acabam optando por métodos construtivos que não combinam com o orçamento projetado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *