Passo a passo da construção: Necessidades e contexto

 

Nosso Blog sempre traz dicas, instruções e novos conhecimentos sobre decoração, construção, móveis e novos materiais. Mas muitos leitores entraram em contato conosco pedindo uma espécie de um guia para quem quer construir um imóvel.

Atendendo a estes pedidos, vamos fazer uma série semanal, com posts todas as terças-feiras, disponibilizando este passo a passo. Neste primeiro artigo, falaremos sobre a idealização do imóvel em relação às necessidades de cada pessoa.

Antes de decidir construir e até mesmo comprar qualquer imóvel, é preciso analisar o contexto em que você e sua família estão. Isto diz respeito ao número de pessoas que irão morar na casa, se há pessoas que necessitam uma acessibilidade maior, quais as perspectivas para o local, se pretendem morar lá por muitos anos ou é um imóvel “trampolim” para outro, a localização – perto do trabalho, escola, mercado – e até mesmo se o bairro dá estrutura para o desenvolvimento das crianças.

As respostas para todos esses tópicos vão definir, em uma possível compra, se o ideal para o seu estilo de vida é uma casa comum ou dentro de um condomínio ou até mesmo um apartamento. Já para a construção, isto vai ajudar a compreender se será uma casa térrea ou um sobrado e quais elementos ela obrigatoriamente deve ter.

Após isso, começamos a idealizar a casa dos sonhos. Mas, infelizmente, nem sempre conseguimos pagar por tudo que queremos. Então, é preciso fazer as contas de quanto dinheiro você tem disponível para a empreitada e, assim, equilibrar a casa ideal com a realidade financeira da família.

Assim, este primeiro passo é fundamental para você filtrar quais as necessidades reais que você precisa, quais estão em segundo plano e, se necessário, cortas alguns itens da lista para evitar gastos exagerados.

Na próxima terça-feira, vamos falar sobre os aspectos legais para iniciar uma obra. Fique ligado!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *