Pedras e sintéticos: Os materiais utilizados na fabricação de pias para cozinha.

Diante dos inúmeros móveis e equipamentos que compõem uma cozinha, raramente você encontrará algum item que seja supérfluo ou não possua nenhuma utilidade para esse ambiente. Mesmo assim, alguns objetos acabam se destacando mais por sua praticidade, como é o caso da pia.

Nela, você não só realiza a limpeza das louças e utensílios, como também lava legumes e verduras, apoia panelas e tábuas para corte, organiza os ingredientes que serão utilizados na receita, etc.

Essa enorme versatilidade acompanha junto uma grande variedade de modelos e materiais em que a pia pode ser fabricada. Saber as diferenças pode nortear sua escolha antes de realizar uma compra.

Mármore

Com um aspecto estético bastante interessante, a pedra não é muito recomendada para a cozinha. Suas características a tornam mais suscetíveis a riscos e manchas e pouco resistentes à abrasão e impactos.

Granito

Assim como o mármore, o granito também está sujeito à manchas. Por outro lado, sua baixa porosidade a torna bem mais resistente não só contra essas manchas, mas também a riscos, abrasão e impactos. Além de bonita, a pedra pode ser instalada em ambientes internos e externos e é fácil de limpar. Apenas não utilize produtos corrosivos para evitar o desgaste.

Silestone

Este material é industrializado, composto por quartzo e resina de poliéster. Pias produzidas com silestone são ótimas para ambientes internos e externos, pois tem alta resistência à corrosão, riscos, impactos e manchas. Mesmo assim, cigarros, jornais úmidos e ferros podem deixar marcas no material.

Corian

Produzido com resina acrílica e minerais naturais, esse material é muito bonito e versátil, podendo ser moldado em diversos formatos e aplicado nos mais variados projetos. Sua resistência também é alta, mas alguns cuidados na hora de limpar, como utilizar ácido ou produtos com cloro, aumentam sua durabilidade. Panelas quentes também podem manchar o material.

Inox

Muito comuns em cozinhas industriais e de restaurantes, ela passou a ser utilizada em casas, principalmente para quem gosta de se aventurar na hora de cozinhar. Ela é bastante resistente, durável, prática e higiênica, sendo muito fácil de limpar.

As características de cada material, aliadas ao estilo do proprietário, vão garantir que você faça a escolha certa desse item tão importante para a cozinha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *