Planejamento e Disposição dos Móveis

Cada vez mais os conceitos de casas e apartamentos estão ficando menores. Hoje em dia, não é muito difícil encontrar residências com 40m² de área. Em algumas cidades, 72m² pode quase ser considerado uma mansão.

Dentro desses pequenos espaços, a disposição dos móveis acaba se tornando uma tarefa extremamente complicada. Mas, para não se aborrecer com esta situação, é necessário um bom planejamento antes da construção ou da compra das mobílias.

O primeiro passo é ter em mente a metragem dos cômodos. Pegue um papel e faça um desenho dos quartos e salas, em uma escala menor, destacando a área em metros ou centímetros para uma melhor visualização.

Um ponto em que você deve ter bastante cuidado é com relação aos espaços destinados à passagem. Assim, evite obstáculos que possam gerar algum tipo de acidente ou transtorno. Para estes locais, é remendado deixar 60 centímetros de folga.

Nos corredores que ligam à cozinha, quartos e sala, é importante deixar 1 metro. Desta forma, fica mais fácil de acessar o cômodo com eletrodomésticos, armários, geladeira, pia, rack, cama, entre outros móveis.  Esta medida vale também para situações em que cadeirantes freqüentam o local.

Para circulação de ar entre os móveis e a parede é recomendado um distancia de mais ou menos 5 centímetros, evitando a proliferação de mofo e bactérias. Em relação o sofá, o espaço passa a ser um pouco maior, caso exista uma cortina atrás. Já as camas, precisam ficar afastadas das paredes no mínimo 60 centímetros, garantindo melhor acesso.

Os tamanhos das portas também são importantes na disposição, podendo variar de acordo com o cômodo – entre 60 e 80 centímetros –. Lembrando que portas maiores são mais acessíveis.

Já para o box do banheiro para a área de banho, o recomendado é que tenha uma largura mínima de 90 centímetros, proporcionando uma melhor movimentação durante o banho.

A falta de espaço é um fator comum e inevitável, por este motivo temos que seguir algumas fazer uma análise prévia do espaço disponível. Assim, é possível fazer um planejamento legal para acomodar de força prática os móveis.

One Reply to “Planejamento e Disposição dos Móveis”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *