Portões de ferro exigem tinta específica para o trabalho

Na maioria das casas do país – salve algumas pouquíssimas exceções –, o portão é um elemento fundamental da fachada da casa e por, geralmente, ficar ao ar livre, está sujeito às variações climáticas. Essa exposição pode acarretar no desgaste da tinta, exigindo uma nova pintura para deixá-lo bonito e novo, mantendo a entrada de seu imóvel com muito estilo.

Mas, antes de pintar o portão, é preciso se atentar a alguns passos de preparo que vão garantir a aderência correta do produto no equipamento, fazendo-o durar por mais alguns bons anos.

 

A primeira tarefa a se fazer é lixar muito bem o portão para retirar completamente a tinta antiga. Em alguns casos, essa remoção pode evidenciar a pontos de ferrugem. Para eliminá-los, utilize uma escova de aço e, em seguida, aplique um produto especial para esta situação, dificultando um novo desgaste do ferro.

 

Como o portão precisa estar perfeitamente limpo para que a tinta penetre com eficiência, fazer uma boa limpeza com detergente neutro é uma ótima dica. Assim, todas as impurezas serão retiradas.

 

Outra recomendação para a pintura é utilizar duas demãos de tinta de fundo, diluída em aguarrás, com um rolo. Esse passo dará um acabamento liso e perfeito após a aplicação da tinta em si.

 

Com tudo pronto para a adição da cor, é preciso escolher a tinta específica para o serviço, considerando o material em que será aplicada e em qual ambiente ela ficará disposta. No caso dos portões, as tintas de esmalte sintético são as mais recomendadas, sendo bastante resistentes à chuva e sol. Você encontra o produto em dois tipos: com solvente ou à base d´água. A diferença é que o segundo modelo é mais indicado para ambientes fechados, pois o odor é menos forte.

 

Em caso de dúvidas, consulte um profissional especializado para fazer o serviço e garantir a boa aplicação dos produtos e o resultado final desejado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *