Posição dos tijolos na parede pode oferecer diferentes funções

 

As paredes são elementos essenciais na estrutura de uma imóvel. Elas não apenas dão o suporte para as vigas e telhado, mas também fazem o recorte e o formato dos cômodos que estão presentes naquela obra, dando a “cara” do projeto.

Mas é importante saber que levantar uma parede não é simplesmente empilhar um tijolo sobre o outro e colá-los com cimento. É preciso saber a finalidade daquela estrutura para identificar o melhor planejamento de assentamento, e os melhoes produtos que podem ser encontrados pelo nosso site!

Parede à meia vez ou a meio tijolo

Feita com tijolos maciços, esse tipo de parede é um dos mais comuns na obra, já que demandam pouco tempo, recortes e material, diminuindo os custos, além de serem fáceis de trabalhar nos cantos.

Neste método de construção, os tijolos são aplicados com sua parte mais larga virada para baixo, sendo mais indicado para o levantamento de divisórias, chaminés, alpendres, garagens.

Parede a uma vez ou de um tijolo

Para esta obra, os tijolos são “entrelaçados”. Primeiro, os tijolos são aplicados com a parte mais larga virada para baixo. Em cima, o material é cruzado em cada fileira, fazendo uma espécie de trama “vertical-horizontal”.

Essa maneira cria uma parede robusta e muito sólida, gerando bom isolamento térmico e força para o suporte de vigas ou soalho. Por outro lado, a quantidade de material aumenta consideravelmente, exigindo um gasto financeiro maior.

Parede de cutelo ou com face de assentamento visível

Esta parede pode ser construída com tijolos maciços ou furados. Eles são dispostos com a parte mais estreita para baixo, fazendo com que solidez da estrutura dependa diretamente à espessura do material.

Este método é usado para criar a maioria das paredes, como as de divisão de cômodos dentro de uma casa ou escritório.

Parede dupla

Como o próprio nome diz, é realizada a construção de duas paredes, com 6 cm a 9 cm de distância uma da outra, e são interligadas com ganchos metálicos. Neste vão, é aplicado um material isolante.

Com uma resistência semelhante à parede de tijolos à meia vez, elas são cada vez mais usadas nas construções, já que oferecem um elevado grau de isolamento térmico e acústico.

Agora que você conhece os principais modelos de parede, consulte seu engenheiro e identifique qual o melhor custo-benefício em sua obra!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *