PPR é solução para tubos e conexões de água quente

 

Quando o desejo do proprietário é de ter um sistema de água quente em seu imóvel, alguns custos extras e cuidados são necessários para que a parte hidráulica funcione corretamente, e a água chegue aquecida ao ponto escolhido.

Tradicionalmente, o tubo de cobre é um dos mais utilizados nas casas, pois são resistentes e possuem uma enorme durabilidade. Porém, a necessidade de um revestimento para que o calor da água não seja perdido durante a passagem pelos canos o torna uma opção ainda mais cara.

Como solução, o mercado conta, hoje, com alternativas para tubos e conexões baseadas em polímeros (plástico). Chamado de PPR, sua resina promove uma série de vantagens no sistema hidráulico de água quente.

O primeiro ponto positivo é que a soldagem dos tubos e conexões é feita por meio de termofusão. Assim, as juntas são aquecidas por uma máquina e se colam uma no outra, diminuindo o risco de vazamentos.

As juntas de expansão, específicas para absorver a dilatação térmica gerada pelo calor da água, deixa de ser necessário por conta da composição do material.

Por fim, seu preço não está entre os mais elevados do mercado. Considerando que tubos de cobre são caros e qualquer sistema de água quente exige maior investimento que a tubulação tradicional, o PPR se torna uma opção mais econômica.

É sempre bom lembrar que, na hora de comprar tubulações e conexões, seja para água quente ou fria, tenha preferência por produtos do mesmo fabricante. Empresas diferentes podem apresentar semelhanças, mas, na hora de instalar, algumas características podem não se encaixar corretamente.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *