Preciso Mesmo de Um Arquiteto?

É comum a noção de que o arquiteto é responsável somente pela parte estética da obra mas, na verdade, ele é o grande idealizador e responsável por fazer com que tudo siga conforme planejado, do início ao fim de qualquer trabalho.

Este profissional está sem duvida capacitado para transformar as idealizações de um projeto em seu produto final, realizando a vontade de quem contratou a empreitada.

Em sua formação estão englobados conhecimentos técnicos relacionados à criatividade, estética e funcionalidade. Ele tem capacidade suficiente e adequada para transformar o ambiente de forma consciente e sustentável, considerando a disposição dos cômodos, ambientes, com foco em iluminação, ventilação e circulação, botando em prática as idéias previamente desenhadas, dentro de um orçamento planejado. Sua contratação, além de trazer garantias em relação à segurança e à construção do imóvel, evita custos desnecessários, exageros e minimiza a possibilidade de construir algo que não foi idealizado. Além disso, faz com que o imóvel tenha mais valor no mercado, sendo também vantajoso em longo prazo, caso haja o interesse em uma futura venda.

Com sua formação técnica e artística, o profissional de arquitetura tem capacidade para coordenar as ações dos fornecedores, verificar quais os melhores orçamentos, fabricantes, qual melhor loja para aquisição de materiais, além selecionar melhor o que será agregado à obra visando à parte estética e seu conteúdo final.

Suas capacitações não estão somente ligadas à construção. O arquiteto tem conhecimento suficiente sobre a legislação e o compromisso de atualização referente ao conhecimento das leis que abrangem suas atividades, inclusive as trabalhistas, evitando que a obra seja embargada por falta de documentos ou não cumprimento de obrigações legais ou multada, gerando ainda mais custos ao proprietário.

Resumindo, focando maior eficiência, aproveitamento de espaços, ergonomia e menores custos, a presença de um arquiteto na obra é fundamental.

Somente este profissional tem a capacidade de materializar uma idéia inicial, transformando em produto físico aquilo que está no papel, de forma adequada. É imprescindível a contratação deste profissional para execução de qualquer serviço relacionado à construção.

2 Replies to “Preciso Mesmo de Um Arquiteto?”

  1. I?m impressed, I must say. Really rarely do I encounter a blog that?s both educative and entertaining, and let me tell you, you have hit the nail on the head. Your idea is outstanding; the issue is something that not enough people are speaking intelligently about. I am very happy that I stumbled across this in my search for something relating to this.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *