Preparando o terreno: Muros

 

O ambiente criado durante uma construção é bastante perigoso. Nele, há inúmeros profissionais trabalhando, andando de um lado para o outro, carregando ferramentas elétricas, cortantes e perfurantes, além de tijolos e outros materiais pesados sendo içados em grandes alturas.

Por isso, é importante tratar da segurança não só dos trabalhadores do local  já falamos sobre EPIs em nosso Blog, mas também das pessoas mais curiosas que passam em frente ao terreno para poder olhar o que está sendo feito.

Como medida para evitar acidentes, o recomendado é que seja levantado uma tapume ou um muro simples para fechar o terreno e impedir que pessoas estranhas à obra, fora do quadro de contratados, adentre ao local.

Essa atitude ajuda também a evitar o roubo de materiais, já que, muitas vezes, eles ficam “soltos” dentro do próprio terreno, se tornando presa fácil de ladrões, caso não exista uma barreira. Em algumas situações, como em condomínios, o empreendimento exige a contratação de um galpão para fazer o armazenamento dos objetos.

Em alguns municípios, murar o terreno é lei, sendo passível de multa ao proprietário que não cumpra a obrigação. Fique atento à legislação vigente na cidade em que a obra será iniciada e zele pela segurança dos trabalhadores e das pessoas que irão passar perto de seu terreno.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *