Preparando o terreno: Sondagem

 

Nós, do Clic da Obra, ficamos muito felizes com o retorno que vocês dão sobre nossas publicações. Recentemente, contamos um pouquinho sobre o processo de terraplanagem, que faz o nivelamento do terreno, e muitos leitores pediram mais informações sobre o preparo do terreno para iniciar uma construção.

Por isso decidimos fazer uma série que explicamos as principais etapas desse preparo, que vão dar um norte para você, sem que você fique perdido quando o engenheiro ou arquiteto tocar nesse assunto.

Então, hoje, vamos dar continuidade do assunto e falar sobre o processo de sondagem. Confira!

Esta etapa é de extrema importância e, como o próprio nome diz, serve para sondar, ou seja, estudar as características daquele terreno e entender como a terra é composta naquele local para que as medidas de tratamento e estrutura sejam feitas de forma adequada.

O método mais comum é a SPT – conhecida como sondagem à percussão ou simples –. Nele, são realizadas de duas a três perfurações, em locais diferentes do terreno, para coletar amostras do solo.

Esses pedaços são armazenados e levados até um laboratório, onde será feita uma análise minuciosa dos componentes deste lote e, em seguida, emitido um relatório detalhado sobre o que foi encontrado e em quais quantidades.

Vale sempre destacar que a sondagem e a análise devem ser feitas por empresas especializadas e de qualidade para entregarem dados fiéis ao engenheiro, permitindo calcular, de forma correta, a fundação do imóvel.

Para come;car a construção, após ter as melhores sondagens possiveis, é sempre bom procurar os melhores preços das melhores lojas, procure em nosso site Clic da Obra!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *