Casa térrea ou sobrado?

Assim que começamos a pensar no projeto de construção de uma residência, surge a primeira dúvida: É melhor levantar uma casa térrea ou um sobrado?

Para ajudar nesta decisão, é preciso analisar fatores importantes, como a topografia do terreno, aproveitamento do espaço do projeto, investimento financeiro e estilo de vida da família.

Pensando nisso, vamos falar aqui sobre as vantagens e as desvantagens da casa térrea e do sobrado. Acompanhe!

Casa Térrea

Por ser um modelo apenas térreo, costuma ter uma estrutura mais simples e menos robusta. Este modelo gera uma economia financeira grande ao considerar os gastos com laje, vigas, ferragens, materiais, mão de obra e até mesmo no projeto.

Outra vantagem é o fato de não ter escada, tornando a casa mais acessível e sem dificuldades de locomoção, seja para a movimentação das pessoas como também dos móveis.

Por outro lado, a casa térrea gera um aproveitamento ruim do terreno, fazendo com que possa ocorrer perda de área no quintal ou espaço de área de lazer. Além disso, a privacidade, principalmente nos quartos, pode ficar comprometida, já que o cômodo fica disposto no mesmo piso de uma área social.

Sobrado

Ao contrário da casa térrea, o sobrado proporciona um melhor aproveitamento do terreno, permitindo uma construção menor e com uma maior ventilação e privacidade aos moradores, já que as áreas sociais não são conectadas diretamente com os cômodos.

Outra vantagem é que há uma significativa redução do custo e mão de obra com telhado, pois o sobrado ocupa menos espaço, sendo desnecessária uma cobertura muito grande como no caso da casa térrea.

Porém, o sobrado pode ter um custo final maior, já que necessita de uma estrutura mais reforçada. Isso demanda mais mão de obra, materiais e tempo de execução, além de exigir a instalação de escadas, que é um agravante na locomoção de móveis e pessoas.

Diante dessas diferenças, é preciso olhar bem quais as necessidades que você e sua família têm antes de dar início a um projeto que, no futuro, pode trazer algumas dores de cabeça.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *