Os Tipos de Estacas para Fundação

Para realizar a fundação de um imóvel – a estrutura que irá garantir que a edificação ficará de pé e não será comprometida com o passar do tempo–, um ponto bastante importante a ser verificado é o tipo de estaca de que será utilizada na obra.

Entre as opções disponíveis para esta função estão as produzidas com madeira, concreto pré-moldado ou aço. Além da escolha desses materiais, a profundidade também é fundamental para que se obtenha eficácia na instalação das estacas, aproveitando toda sua capacidade estrutural.

Abaixo, vamos falar um pouquinho sobre os quatro tipos de estacas, suas finalidades, vantagens e desvantagens. Confira!

Estacas de Madeira

As estacas de madeira são recomendadas para pequenas cargas. Uma grande vantagem é sua versatilidade para ser emendada e costuma ter boa durabilidade. Por outro lado, não são encontradas com facilidade no mercado.

Estacas Metálicas

São feitas em perfis laminados ou soldados, tubos de chapas dobradas e trilhos. As estacas de aço costumam ser bem resistentes à corrosão e, assim como o modelo anterior, é facilmente emendada, sem criar fissuras ou trincas.

Estacas de Concreto

Estas estacas são elaboradas no local onde serão instaladas, ou, no caso das pré-moldadas, são fabricadas em concreto protendido, armado ou concretada. Sua principal vantagem é a capacidade de suportar cargas. Porém, em alguns casos, são difíceis de serem emendadas, fazendo com que seu uso fique comprometido em alguns terrenos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *