Os tipos de telhado

O telhado tem a função de proteger a casa das águas da chuva, direcionando-a por meio das calhas até o solo, proporcionar o isolamento térmico, além de dar um acabamento estético ao imóvel.

Para esta parte da obra, podemos citar dois tipos de telhado: o aparente e o embutido. Basicamente, a diferença mais óbvia está no visual, mas ambos têm outras características que são bem consideráveis. Acompanhe!

Telhado Aparente

É um modo de construção em que o telhado pode ser visto de qualquer ângulo. Neste caso, por ser comum o uso da telha cerâmica, ele é mais resistente às condições climáticas e proporciona melhor isolamento térmico. Sua durabilidade também é bem maior que as telhas em fibrocimento e a necessidade de uma manutenção pode ser postergada.

Por outro lado, há algumas desvantagens. Este método de construção gera um custo maior, pois necessita de uma estrutura prévia para sua instalação, exigindo mais materiais e mão de obra.

Telhado Embutido

O telhado embutido normalmente fica por trás de uma mureta que é previamente construída para escondê-lo.

Por não necessitar de uma estrutura de madeira como suporte, exigir menos mão de obra e as telhas para este modelo serem mais baratas, a construção acaba tendo um custo menor e ficando pronta mais rapidamente.

A desvantagem é ser menos resistente, podendo cobrar mais manutenção que o telhado de cerâmica, e não ter um isolamento térmico tão eficiente.

Fazer as escolhas durante a obra pode acarretar em muito estresse, mas se você souber as diferenças entre os materiais e os custos embutidos em sua instalação, com certeza você fará a escolha ideal para o seu estilo e que caiba no seu bolso.

Conta pra gente, qual tipo de telhado tem na sua casa aí nos comentários!a

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *