Ralos devem ficar maiores e com sistema para evitar poluição dos rios

 

Não há nada mais inconveniente do que estar lavando uma louça ou até mesmo preparando algum alimento para o cozimento e, do nada, se deparar com a pia enchendo de água até quase transbordar.

Isso acontece, pois pode haver um entupimento do encanamento por conta do acúmulo de gordura e resíduos, mas também pelo mau funcionamento e planejamento do ralo para aquela pia.

Por isso, as empresas responsáveis pela fabricação de ralos estão trabalhando bastante e buscando novas soluções para criar produtos que consigam resolver dois problemas: o baixo escoamento de água presente nos equipamentos atuais e os danos ao meio ambiente.

No primeiro caso, há uma tendência muito grande para aumentar o tamanho dos ralos. Hoje, no Brasil, é muito comum encontrar produtos que possuam 3 ½ polegadas – um avanço muito grande em comparação com anos atrás, em que a maioria tinha 1 ¼ polegadas –, mas a ideia é que se chegue no tamanho de 4 ½ polegadas.

Essa alteração no tamanho dos ralos já aconteceu em outros países, principalmente os asiáticos, como o Japão. Lá, utilizava-se os modelos de 4 ½ polegadas, mas foram substituídos para o padrão 5 ½.

Outra característica interessante que os novos ralos pretender trazer está ligada à preservação do meio ambiente. Isso porque toneladas de lixo e restos de comida são despejadas pelo encanamento da cozinha. Grande parte desses resíduos vai parar nos rios, aumentando a poluição das águas e exigindo ainda mais das estações de tratamento. Assim, a procura, neste caso, é por um sistema que impeça o despejo dessas partículas na rede de esgoto.

Se interessou pelo assunto? Fique ligado em nosso Blog e em nosso site! Que todos os dias trazemos novas postagens com muito conteúdo bacana!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *