Reforma de Móveis Antigos

Recentemente, em nosso Blog, nós trouxemos uma postagem mostrando como você mesmo poderia construir uma mesa funcional, bonita e única, com poucos materiais e sem gastar muito dinheiro -aqui-.

Mas o legal da técnica DIY – faça você mesmo – é o fato dela valer para todos os móveis, seja na hora de criar algo novo, ou reformar um que não esteja tão bonito assim. Por isso, hoje vamos trazer algumas dicas em como dar um visual novo para aquela peça que você tanto gosta. Confira!

Os materiais mais comuns nesse tipo de reforma são:

  • Lixa grossa para madeira em quantidade suficiente para gastar e tirar todo revestimento antigo;
  • Lixa fina para dar acabamento;
  • Pincel especial para madeira;
  • Removedor;
  • Fundo nivelador para madeira;
  • Acabamento; verniz ou tinta para madeira.

Primeira etapa

Consiste em lixar toda a madeira, retirando todo o revestimento que tiver, seja verniz, tinta ou qualquer impureza que impeça uma nova pintura. Se necessário, pode-se usar o removedor e uma espátula para facilitar a remoção da tinta  que esteja no material.

Segunda Etapa

Para esconder pequenas imperfeições que a madeira possa ter, o indicado é usar a massa niveladora da cor da madeira. Ela é bem útil e muito eficaz. Basta seguir as instruções do fabricante.

Terceira Etapa

Assim que a massa niveladora estiver seca, é interessante lixar novamente todo o móvel, removendo as partes imperfeitas e finalizando com uma lixa fina para dar acabamento. Feito isso, o móvel deve ser limpo para próxima etapa.

Quarta Etapa

Após o móvel estar livre de qualquer sujidade e poeira, é o momento de finalizar com o acabamento de sua preferência. O verniz dá ao móvel um toque mais rústico, trazendo brilho e aquela aparência natural que a madeira possui. Ele deve ser aplicado conforme as instruções do fabricante, tomando muito cuidado em relação à sua diluição, pois alguma medida errada compromete sua eficiência, além de não dar o acabamento esperado.

Caso o interesse seja mudar a cor da madeira, basta aplicar a tinta específica da cor desejada, como esmalte sintético ou tinta óleo. O recomendado é que seja passada por volta de três demãos de tinta, deixando a pintura por igual, mas evitando camadas muito grossas. É conveniente lixar um pouco a cada demão para dar melhor resultado.

Conte para gente, nos comentários, qual móvel você gostaria de restaurar em sua casa!

7 Replies to “Reforma de Móveis Antigos”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *