Saiba como escolher a fechadura ideal para seu imóvel

Poder trancar uma porta é indispensável para manter a segurança do imóvel e garantir a privacidade dos frequentadores daquele local quando necessário. Por isso, escolher uma boa fechadura faz toda a diferença para alcançar estes objetivos.

Muitos compradores se preocupam apenas com o aspecto estético do material, mas existem alguns tópicos que também merecem atenção, como o nível de segurança. Este ponto é determinado pela NBR 14.913/2011, que está ligada à resistência contra arrombamentos, podendo varias em cinco graus, do mínimo ao máximo.

A quantidade de pinos do cilindro também exerce um papel na segurança. Os modelos George, por exemplo, costumam ter até cinco combinações de segredos, o que a torna mais fácil de ser aberta.

Para não se preocupar com o desgaste do material ao longo do tempo, você deve conferir qual a capacidade do material em resistir à corrosão, principalmente aquelas fechadura que ficarão mais expostas à variações climáticas.

Outro ponto que é pouco levado em consideração é o tráfego de pessoas no ambiente. No mercado, há opções que suportam mais de 30 ciclos de abertura diariamente.

Caso você vá fazer uma reposição da fechadura, fique atento aos tamanhos dela para que não precise modificar a estrutura da porta. Os modelos mais comuns medem cerca de 40 mm, no nível popular, e 55 mm, nos de primeira linha.

Infelizmente, mesmo com o avanço tecnológico e a resistência das fechaduras, nenhuma delas é inviolável. Por outro lado, possuir um material de qualidade pode dificultar muito o arrombamento da porta e trazer mais segurança ao imóvel.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *