Sifões são responsáveis por escoar água das pias até a rede de esgoto

 

A pia da cozinha recebe muitos litros de água todos os dias, seja pela utilização na lavagem das louças ou na limpeza e cozimento de alimentos. Por isso, é preciso um sistema resistente e eficiente para escoar todo o líquido de forma correta.

O grande responsável por esta importante função de levar a água de uso até o sistema de esgoto é o sifão, aquele cano que fica dentro do gabinete, ligando o ralo da pia com o encanamento da parede.

Para escolher um bom sifão é preciso se atentar a algumas características. Em primeiro lugar, o material. Este produto pode ser fabricado em polipropileno (plástico) ou em metal.

O modelo de plástico tem um preço bem acessível, sendo o mais barato do mercado. Por outro lado, sua resistência também está entre as menores. Isso por que a ação do tempo, exposição ao Sol, produtos de limpeza, fungos ou bactérias podem causar manchas, ressecamento, corrosão e até rachaduras no sifão, gerando vazamentos e inutilizando o equipamento.

Já os fabricados em metal são mais caros, mas com uma resistência bem maior. Normalmente, ele também acompanha uma copo rosqueável que acumula a sujeira. Em caso de entupimento, basta soltá-lo e fazer a limpeza. Porém, este modelo possui uma desvantagem que deve ser levada em consideração antes de comprar, que á limitação de ajuste. Isso dificulta fazer troca de cuba ou ralo, que precisam ter tamanhos compatíveis com o sifão.

Outro ponto a ser observado é o tipo de sifão que você precisa adquirir. Um dos mais tradicionais é o sanfonado, que permite ser estendido e dobrado até atingir o comprimento ideal. Ele é bastante recomendado para cozinhas e banheiros. Na mesma linha, há os modelos flexíveis. Eles são resistentes, mas caíram bastante em desuso. Embora venham no formato dobrado, não oferece ajustes na instalação.

Normalmente metálico, os sifões fixos seguem a mesma característica já citada acima dos modelos produzidos em metal. Justamente por não se ajustarem a qualquer cuba ou pia, ele não é recomendado na cozinha. Para encontrar um meio termo, há a opção do sifão articulado, que permite um pouco mais de ajuste, embora tenha uma base mais fixa.

Por fim, você tem o modelo misto, que, além de possuir o copo rosqueável para facilitar a limpeza em caso de entupimento, conta com um corpo sanfonado, permitindo um ajuste melhor com relação ao móvel e ao ralo.

Quem diria que uma pecinha tão simples do seu encanamento seria tão complexa, não é? Gostou da dica? Deixe seu comentário em nosso Blog!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *