As telhas sanduíche

Para se fazer uma boa vedação acústica de um imóvel não basta apenas projetar boas paredes, é necessário, também, uma atenção especial com as telhas, que são grandes aliadas contra ruídos externos.

O principal material para esta tarefa é conhecido popularmente por telha sanduíche, mas o nome técnico do produto é telha termoacústica.

Ela é composta por duas chapas metálicas, com um material isolante no meio, que pode ser o EPS (Isopor) ou poliuretano. A espessura padrão do seu isolante é de 30 milímetros, porém, pode variar dependendo do nível de isolamento que você precisa para seu projeto.

Além de proporcionar um bom isolamento térmico e acústico, essa telha possui outras vantagens, como o fato de não absorver água, não funcionar como combustível em um incêndio, ajuda a evitar o aquecimento da cobertura, além de economizar energia elétrica, dispensando o uso de aparelhos de ar-condicionado em determinadas situações.

O material é relativamente leve e pode ser encontrado no mercado em diferentes dimensões, mas, geralmente, a telha vendida possui 1 metro de largura.

Existem ainda outros dois modelos que podem proporcionar esses mesmos benefícios. Confira!

Telha Termoacústica Simples

A parte superior do material é feita com uma telha metálica, já a inferior, é composta por uma chapa, que dará o acabamento. Entre ambas as partes, é feito o preenchimento com o isolante.

Telha Termoacústica Dupla

Este segundo modelo é muito parecido com a telha simples. A mudança ocorre na parte inferior que, em vez de ser uma chapa, é outra telha metálica. Assim, temos duas telhas metálicas preenchidas com isolante.

Estas telhas ainda têm uma segunda função, já que podem ser utilizadas como divisórias e vedação, especialmente no modelo construtivo tipo Drywall, servindo, também, como fachadas para vedação de paredes. Suas faces podem ser pintadas com tinta eletrostática e são direcionadas a pequenos e grandes projetos arquitetônicos.

As telhas apresentadas neste artigo são bastante funcionais e versáteis, merecendo uma atenção na hora de realizar um novo projeto.

4 Replies to “As telhas sanduíche”

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *