Terraplanagem é fundamental no preparo do terreno

 

Assim que decidimos o projeto e o lugar em que a construção será feita, é hora de preparar o terreno para receber, de forma segura e eficaz, toda a idealização da empreitada, diminuindo a chance de problemas estruturais ocorrerem no futuro.

A primeira etapa para isso é realizar a limpeza e a terraplanagem – ou terraplenagem, como preferir – deste terreno. Este processo consiste em nivelar o terreno como um todo ou em platôs uniformes para receber a construção.

Isso é feito com a ajuda de máquinas escavadoras, que vão cavar o chão para juntar grandes quantidades de terra, enquanto o rolo compressor faz o aterro e compactação de todo o material.

Durante a terraplanagem, algumas etapas bastante comuns devem ser realizadas, que vão garantir a limpeza do terreno e facilitar o trabalho das máquinas.

Tudo começa com o desmatamento daquela área para retirar a maior parte da vegetação. Mas, antes disso, é preciso verificar com os órgãos responsáveis da cidade sobre a legalidade em retirar as árvores.

Em seguida, é realizado o destocamento, que elimina os tocos e resíduos da vegetação. E, por fim, a limpeza final, em que todos os resíduos e as camadas de vegetais são retirados do local, permitindo o início da terraplanagem.

Vale destacar que, nas regiões que possuem solo muito úmido, é preciso fazer uma etapa extra, chamada de drenagem, e o escoamento da água para garantir a firmeza do solo.

Para encontrar materiais de construção e decoração mais baratos, venha em nosso site conferir os melhores preços das melhores lojas!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *